II CURSO INTENSIVO DE PREPARAÇÃO PARA GESTOR TRIBUTÁRIO
E ADUANEIRO DA CARREIRA ESPECIAL DA AT

INSCRIÇÕES ENCERRADAS | ONLINE

APRESENTAÇÃO E OBJECTIVOS

Por despacho de 19 de junho de 2024, da Diretora-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, publicado pelo Aviso n.º 12982/2024/2, de 26 de junho de 2024), foi autorizada a abertura do procedimento concursal comum de recrutamento para preenchimento de 390 postos de trabalho em regime de nomeação para a carreira de Gestão e Inspeção Tributária e Aduaneira (GITA)/categoria de Gestor Tributário e Aduaneiro do mapa de pessoal da Autoridade Tributária e Aduaneira.

É o que justifica que, no imediato, o Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa organize um Curso Intensivo de inspeção e auditoria tributária e aduaneira, especificamente pensado e delineado para a preparação daquele Concurso, beneficiando da larga experiência académica e prática já acumulada noutros Cursos e Pós-Graduações sobre as matérias em questão, que tem vindo a realizar com êxito ao longo dos anos.

Em horário pós-laboral e organizado sob a forma de sessões intensivas online, o Curso procurará oferecer:

Uma visão comum e transversal das matérias postas a concurso, mas ao mesmo tempo aprofundada, dos conceitos e institutos centrais do Direito Tributário (português, europeu e internacional) e do Direito Administrativo e da Função Pública (com destaque para as atribuições e competências próprias da AT).

Para o presente curso, seguir-se-á uma oferta específica e densificada, de acordo com os temas sujeitos a avaliação:

Contabilidade (nacional e internacional), Auditoria (financeira e tributária), Análise Financeira, Finanças Empresariais, Estatística, Gestão Fiscal;

Direito e Contencioso Tributário (com destaque para as matérias do procedimento e processo tributário), Direito Penal e Contraordenacional Tributário, Direito e Contencioso Administrativo, Direito Civil, Direito Comercial e das Sociedades e Direito Europeu e Internacional

Nas aulas será estimulado o conhecimento dos procedimentos da AT (inspeções tributárias, execuções fiscais, instruções administrativas, informações vinculativas, contestações/recursos da Fazenda Pública, etc.)

Embora primariamente destinado aos alunos e profissionais que tencionem realizar os exames de ingresso na AT nos próximos meses, o Curso encontra-se naturalmente aberto a todos aqueles que, por motivos profissionais ou académicos, desejem atualizar os seus conhecimentos nas áreas da Fiscalidade, Contabilidade e Direito.

DESTINATÁRIOS

Embora primariamente destinado aos alunos e profissionais que tencionem realizar os exames de ingresso na AT nos próximos meses, o Curso encontra-se naturalmente aberto a todos aqueles que, por motivos profissionais ou académicos, desejem atualizar os seus conhecimentos nas áreas da Fiscalidade, Contabilidade e Direito.

PROGRAMA E CALENDÁRIO

Período: 21 de outubro a 11 de dezembro de 2024
Duração: 148 horas, 4 horas por dia todos os dias da semana das 18h30 às 22h30 e sábados das 9h00 às 12h50
Coordenação: Prof. Doutora Clotilde Celorico Palma

PROGRAMA

CONDIÇÕES DE INSCRIÇÃO

Inscrições em: https://inscricoes.ideff.pt/

ATENÇÃO:

Se a fatura não for em  nome do próprio deve preencher os dados para faturação (no fim do formulário dos dados pessoais).

O curso só abre se for atingido o número mínimo de alunos. Só por este motivo é que há lugar ao reembolso do valor pago previamente.

Feita a inscrição e iniciado e curso, não há lugar a reembolso das importâncias pagas, uma vez que, nos termos legais, o aluno inscrito concordou com a ativação do serviço. 

PAGAMENTOS

Pagamento Integral: 800€

Condições Especiais:

  • Membros da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) - 50% de desconto

  • Funcionários da Autoridade Tributária e Aduaneira - 50% de desconto

Pagamento: Transferência bancária para o IBAN PT50 0035 0824 0000 9256 7302 5, enviando o respetivo comprovativo
de transferência pelo portal onde efetuou a inscrição

AVALIAÇÃO

No final do curso, é emitido um certificado digital, caso o aluno tenha frequentado mais de 75% do total das aulas.